Além de serem desagradáveis à vista, os ratos carregam doenças e representam um risco para a saúde das pessoas que você ama.
Eles também podem ser incrivelmente destrutivos – mastigando paredes, isolamento e fiação elétrica. Se você quiser recuperar sua casa, a única opção é descobrir como se livrar dos ratos rapidamente de uma vez por todas.
Mas não se preocupe – é possível fazer isso com segurança e eficácia.
Aqui na Galli, ajudamos clientes em toda a área de São Paulo a lidar com seus problemas com ratos. Vamos nos aprofundar
O que são ratos?
A maioria das pessoas está familiarizada com a aparência dos ratos, mas vamos mergulhar mais fundo em onde eles vivem, como escolhem um habitat e o que comem:
Os ratos são roedores dentuços de tamanho médio que se originaram na Ásia e na Austrália e se espalharam por todo o mundo. De acordo com o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS), existem mais de 60 espécies de ratos.
Os ratos podem variar de pequenos – cerca de 5 polegadas de comprimento – a uma versão verdadeiramente assustadora que é do tamanho de um gato doméstico grande e pode pesar cinco quilos ou mais.
O que os ratos precisam?
A resposta é – muito pouco. Os ratos são pragas desafiadoras para controlar, pois vivem em todos os lugares. Enquanto os humanos estiverem por perto para dar aos ratos as três coisas a seguir, eles prosperarão:
Comida
Ratos são onívoros, então eles comem qualquer coisa disponível para eles. Embora os ratos sejam mais conhecidos por vasculhar o lixo e comer alimentos deixados de fora, alguns ratos matam pequenos animais como pássaros e lagartos para se alimentar.
Água
Os ratos podem sobreviver por um mês ou mais sem beber água diretamente. Isso ocorre porque eles consomem bastante água nos alimentos que ingerem. Quando precisam beber água, os ratos geralmente encontram o suficiente em ralos, pratos de animais de estimação ou na condensação nos canos ou nas paredes.
Abrigo
Na natureza, os ratos obtêm o abrigo de que precisam de ervas daninhas, gramíneas e outras plantas. Nas casas, os ratos se refugiam debaixo de móveis, atrás de paredes ou em cantos escuros e raramente usados da casa. Eles também são famosos por fazer ninhos dentro e sob eletrodomésticos.
Ratos se reproduzem rapidamente
Ratas fêmeas podem acasalar até 500 vezes em apenas seis horas, e ratas marrons podem dar à luz até 2.000 bebês em um único ano – com até 22 filhotes em uma única ninhada. Considerando que os ratos têm um período gestacional de menos de um mês, é fácil ver como as populações rapidamente saem do controle.
À medida que as populações de ratos começam a crescer dentro ou ao redor de sua casa, você também notará um aumento nos excrementos e nos danos.

Ratos e Doenças
O aumento das populações de ratos também coloca você em risco de contrair doenças transmitidas por roedores. Os ratos são famosos por transportar uma variedade de doenças perigosas. Recentemente, eles demonstraram ser portadores da hepatite E e infectar pessoas com a cepa. Muitos deles carregam a doença tifo.